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A divulgação de produtos e serviços é um ponto de grande importância para pequenas e médias empresas, porém, muitas vezes o empreendedor fica refém do boca a boca e indicações. Prospectar novos clientes e manter seus clientes atuais interessados e satisfeitos com seu trabalho é fundamental.

Nesse post irei explicar por que o marketing digital é a melhor opção de divulgação para pequenas e médias empresa. Mas antes de começarmos vamos deixar claro o que é Marketing Digital.

O que é Marketing Digital?

Marketing digital são as estratégias usadas via internet para divulgar produtos e serviços de uma empresa. Como exemplo podemos citar: redes sociais, anúncios patrocinados no Google, campanhas de e-mail marketing, landing pages, entre várias outras ferramentas.

O grande objetivo do marketing digital é atrair pessoas que ainda não conhecem seus negócio e levar eles até um nível que sejam considerados “advogados” da sua marca, ou seja, pessoas que irão indicar e defender seus produtos e serviços para amigos e familiares.

Abaixo vemos uma imagem que explica de forma rápida um processo ideal de marketing digital. 

fluxograma marketing digital


Qual a diferença do Marketing Digital para o Marketing Tradicional?

Agora que já está claro o que é o Marketing Digital vamos compara-lo em detalhes com o Marketing Tradicional.

Na imagem abaixo vemos 5 características que diferem o marketing digital do tradicional, vamos descrever em detalhes essas diferenças a seguir:

 

  • Custo: ao realizar campanhas de marketing digital você irá verificar que o custo do marketing digital é inferior a estratégias tradicionais de marketing, pois além de economizar recursos com profissionais, muitas vezes você pode reaproveitar suas campanhas realizadas na internet ou mesmo fazer pequenas modificações e relança-las.
  • Alcance: O alcance de campanhas de marketing digital é muito maior, com um simples anúncio no Facebook você pode alcançar entre 1000 e 10.000 pessoas, imagine quanto você precisaria investir para ter esse alcance usando estratégias tradicionais de marketing.
  • Comunicação: Um ponto alto do marketing digital é a comunicação bi-direcional, ou seja, ao mesmo tempo em que sua campanha está ativa você poderá receber feedback do seu público-alvo, seja via mensagens, e-mail ou mesmo via ligações telefônicas. Já no marketing tradicional a comunicação é uni-direcional, você passa sua campanha para seu público-alvo, mas só consegue obter informações sobre sua campanha após seu término e mesmo assim você terá que investir tempo e dinheiro nessa tarefa.
  • Segmentação: Saber com precisão para quem sua campanha será exibida é um ponto forte do marketing digital. Se você quiser, por exemplo, mostrar sua campanha para mulheres, de 25 a 35 anos, que recentemente tiveram filhos e que estejam buscando carrinhos de bebê, você consegue atingir esse público. Sua empresa conseguiria fazer isso com estratégias tradicionais de marketing?
  • Análise: Após a conclusão de sua campanha, ter informações sobre os resultados é fundamental. Relatórios sobre sua campanha de marketing digital são altamente detalhados e com muitas informações, já no marketing tradicional você termina sua campanha e precisa contratar terceiros para saber a opinião do seu clientes e muitas vezes a empresa fica apenas esperando o telefone tocar, sem saber se seu público-alvo foi atingido ou não.

Mas por que não fazer por conta própria?

Após ver esses benefícios do marketing digital você deve estar pensando em começar a fazer suas campanhas, entretanto, é necessário destacar o porquê de não fazer isso por conta própria ou repassando isso ao seu sobrinho que “entende de computador”.

Contratar uma agência de marketing digital é essencial para economizar recursos e seguir o melhor caminho para sua campanha.

  • Rotina: Todo empresário brasileiro tem um dia-a-dia cheio e sem tempo livre. Fazer campanhas de marketing, seja digital ou mesmo tradicional, exige foco e tempo disponível para isso.
  • Know-how: O conhecimento de um especialista sempre fará sua campanha ser mais assertiva, além disso, o mundo digital sofre mudanças diárias e manter-se atualizado sobre essas mudanças é um grande diferencial de uma agência de marketing digital.
  • Cases de outros clientes: A experiência de saber o que já deu certo e o que não deu certo é fundamental e uma agência de marketing digital tem esse histórico. Evitar cometer pequenos erros de configuração da sua campanha fará com que sua empresa economize tempo e dinheiro.

O mundo mudou e seus clientes também mudaram

Os hábitos de consumo de seu cliente mudaram muito nos últimos anos, hoje existem mais de cem milhões de usuários de internet no Brasil e se o seu cliente está na internet, você também deveria estar, certo?

Perceba que atualmente o boca-a-boca é digital. Quando alguém vai indicar um produto ou serviço envia os detalhes pelo whats app, marca o interessado no facebook ou mesmo envia um e-mail. Por esse motivo ter uma boa presença online é fundamental para que seu cliente consiga te indicar.

Outro detalhe importante: quando você não conhece ninguém que possa te indicar o que você precisa, a primeira coisa que você faz é buscar no Google por esse produto ou serviço. E mesmo quando você já sabe o que quer, faz comparações para verificar se a compra será vantajosa ou não.

Porém, a geração millenium (pessoas que nasceram após o ano 2000) tem uma característica diferente, eles já procuram essa informação diretamente no formato vídeo, ou seja, usam o YouTube, que já é o segundo maior buscador do mundo. Essa mudança de pensamento deve estar no radar dos empreendedores, pois, a geração millenium está começando a entrar no mercado de trabalho e com isso irão tornar-se seus clientes.

Resumo

O Marketing Digital oferece mais interatividade, alcance e segmentação a um preço menor que o marketing tradicional, portanto, se torna muito mais atrativo do que o marketing tradicional.

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